Saturday, February 6, 2016

Em Roma

Dia dedicado ao Estado do Vaticano, que compreende um dos grandes complexos museológicos do mundo. Com uns meros 45 hectares, é a nação mais pequena do mundo, encabeçada pelo papa e com cerca de 550 habitantes.
Chegadas ao Vaticano, iniciámos por uma visita guiada aos JARDINS DO VATICANO, desde os típicos jardins italianos do séc. XVI, com relvados, árvores, grutas e fontes, aos jardins estilo inglês, com os seus bosques e aos jardins ordenados, estilo francês. Vimos também a praça da gruta de Lourdes, o jardim dedicado a Nossa Senhora de Fátima, várias fontes e o grande sino em ferro comemorativo do Jubileu. Visualizamos a torre de rádio de vaticano, concebida por Marconi em 1931, o heliporto e a casina de Pio IV, com mosaicos sumptuosos, uma loggia em estilo dórico, com diversos enfeites em estuque e frescos.
De seguida, fomos para os MUSEUS DO VATICANO. Sediados em palácios papais desde o Séc. XIII, estes museus incluem antiguidades greco-romanas, coleções etrusca e egípcia, arte paleocristã, a galeria dos mapas, a galeria das tapeçarias, a coleção de arte sacra moderna, a Pinacoteca, as 4 salas de Rafael e a assombrosa Capela Sistina.
Visitámos também a BASÍLICA DE SÃO PEDRO, o mais sagrado santuário católico do mundo. Ao entrarmos na Basílica, ficámos imediatamente rendidas à Pietà, de Miguel Ângelo, esculpida em 1499, quando tinha apenas 25 anos. Nesta obra, simultaneamente, graciosa e fúnebre, majestosa e etérea o artista, por razões estéticas e contrariando o movimento artístico da época, esculpiu Maria demasiado jovem e Jesus dolorosamente magro e pequeno. A cúpula sobre o gigantesco transepto de S. Pedro, com um diâmetro de 42m e altura de 136,5m, foi também projetada por Miguel Ângelo.
O enorme baldaquino do altar com as colunas espiraladas de bronze, da autoria de Bernini, é impressionante. A abside, com o exuberante vitral barroco que se centra numa pomba, rodeada de raios solares e a cadeira de São Pedro são também de Bernini, tais como, os monumento a Urbano VIII e a Alexandre VII.
A estátua de bronze de São Pedro, do séc. XIII, da autoria de Arnolfo di Cambio, adquiriu um estatuto de sagrada. Os fiéis fazem fila para tocar o já gasto pé de S. Pedro para dar sorte.
Apreciámos a PIAZZA S. PIETRO, composta por colunatas semielípticas, de Bernini, que se assemelham a um par de braços abertos que acolhem os fiéis. O obelisco central, do séc. I a.C., proveio de Alexandria, a fonte à direita é de Domenico Fontana e a fonte à esquerda é de Bernini. Encontrava-se preparada para a celebração do dia da família, pelo papa, no dia seguinte.
Passámos junto ao CASTEL SANT’ANGELO, de estrutura circular maciça desenhada por Adriano em 123-39, fortificada em 271, sendo integrada nas muralhas da cidade. É de São Miguel a estátua de bronze no cimo da construção.
Passámos para a outra margem do Tibre, pela PONTE SANT’ANGELO, construída por Adriano em 133-4, que mantém, ainda, três arcos originais. Em 1688, Bernini desenhou os dez anjos, atualmente nela existentes.
Passeata pelas Vias del Corso e Condotti. Chegadas à Praça de Espanha, subimos a escadaria para termos um último deslumbre da cidade eterna e dos seus telhados sob a luz do fim de tarde.
Com essa vista inesquecível, demos por terminada a nossa visita a Roma.
A viagem até ao aeroporto de Roma, fez-se sem sobressaltos, tendo como música de fundo os fantásticos anos 80.






 















 












:)

No comments: