Saturday, August 29, 2020

S. João Tarouca

A construção do Mosteiro de São João de Tarouca iniciou-se em 1154, sendo este o primeiro mosteiro masculino cisterciense edificado em português. 

Com a sua fundação intimamente ligada à fundação da nacionalidade e à figura de D. Afonso Henriques, o complexo monástico foi largamente ampliado no século XVII e XVIII com a construção de novos edifícios, de entre os quais se destaca um novo e colossal dormitório, de dois pisos, único em Portugal. 

O ano de 1834 viria a ditar a sucessiva decadência do edificado, consequência direta do decreto da extinção das Ordens Religiosas. A igreja foi convertida em igreja paroquial e as dependências monásticas foram vendidas em hasta pública e os seus edifícios explorados como pedreira até aos inícios do século XX. 

Isolamento de Monumento Nacional, o complexo monástico integra desde 2009, juntamente com mais dois monumentos (Mosteiro de Santa Maria de Salzedas e Convento de Santo António de Ferreirim) o Projeto Vale do Varosa, que já fez a requalificação da Igreja do Mosteiro e, desde 2013, a musealização das ruínas, resultado de uma exaustiva escavação arqueológica que decorreu entre 1998 e 2007. Na Casa da Tulha, antigo celeiro monástico, o visitante pode ver uma reconstituição tridimensional do Mosteiro, sendo este o espaço que acolhe o centro interpretativo do sítio .

O Mosteiro de São João de Tarouca é um dos lugares mais procurados por quem visita a região do Douro e do Varosa.

A descoberta de um anel de oração, único no mundo, é apenas um dos fatores que tornam o Mosteiro de são João de Tarouca ímpar no panorama nacional e internacional. A Igreja do Mosteiro de São João (Baptista) de Tarouca apresenta planta cruciforme , com elementos do românico  e do gótico , e portal renascentista . Sofreu progressivas mudanças durante o século XVII , nomeadamente no frontispício.

Internamente, a igreja é dividida em três naves , sendo a central mais elevada. Os altares  são de talha dourada , contendo retábulos  de pintura sobre madeira , entre os quais avultam o de São Pedro , o de Nossa Senhora da Glória  e o do altar de São Miguel , do início do século XVI, encontrou a Gaspar Vaz . Na nave central existe ainda o cadeiral dos monges, em talha dourada, enquanto na sacristia  se podem contemplar valiosos azulejos  historiados.

Na cabeceira, um belo retábulo representa São Bento e São Bernardo e os painéis de azulejos dos inícios do séc. XVIII ilustram a história da fundação do mosteiro. A peça mais notável é sem dúvida o cadeiral barroco. Sobre os espaldares estão pintadas personalidades ligadas à Ordem de Cister emolduradas por um notável trabalho de talha em ouro. No órgão, não deixe de reparar numa figura de homem com barbas que marcava o compasso da música movimentando o braço e a boca. O quadro que representa São Pedro, num dos altares laterais, é atribuído ao mestre Grão Vasco.

Nesta abadia repousa D. Pedro Afonso, um dos filhos bastardos do rei D. Dinis, num enorme sarcófago em pedra de granito encimada pela estatua e decorado com cenas de caça.





























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