Saturday, August 29, 2020

Panóias - Vila Real

Santuário de Panóias, também designado por Fragas de Panóias, localiza-se em Vale de Nogueiras, no concelho de Vila Real. Fica a alguns quilómetros da cidade, tendo-lhe dado em tempos o nome. A sua construção remonta a finais do século II/ início do século III d. C, mandado construir por Gaius Rufinus, membro da ordem senatorial e provável alto funcionário do governo provincial desta região.

O santuário era dedicado a Serápis Deus dos Deuses “Severos” ou dos Infernos. Os rituais pagãos que aqui tinham lugar indicam uma forte influência oriental. Os estudos realizados sobre o recinto parecem deixar claro que o local se destinava a uma cerimónia de iniciação nos mistérios das divindades infernais.

O santuário  é um recinto onde se encontram três grandes fragas, onde foram abertas várias cavidades de vários tamanhos, nas quais foram também construídas escadas de acesso. Na rocha situada na entrada do recinto foram gravadas várias inscrições - três em latim e uma em grego, descrevendo o ritual celebrado, os deuses a quem era dedicado e quem dedicava - , sendo que uma delas foi destruída no século passado, mas foi reconstituída a partir de leituras e registos anteriores.

Foi um local com um ritual de iniciação com uma ordem e um itinerário muito precisos – a matança das vítimas, sempre animais e nunca humanas, o sacrifício do sangue, a incineração das vítimas, o consumo da carne, a revelação do nome da autoridade máxima dos infernos, e por fim a purificação.

Na segunda rocha do recinto a iniciação repetia-se num grau mais elevado, e na terceira rocha, a mais elevada, havia um pequeno templo, onde acontecia o ato principal da iniciação – a morte ritual, o enterro e a ressurreição.

Hoje em qualquer uma das três rochas temos vestígios dos pequenos templos que eram parte integrante do recinto. Restam também as diferentes cavidades retangulares que serviam para queimar as vísceras, uma cavidade redonda – gastra, para assar a carne, e ainda uma outra onde se procedia à limpeza do sangue, gordura e azeite. Outras cavidades estavam relacionadas com os pequenos templos existentes, e destinar-se-iam a guardar os instrumentos sagrados usados nos rituais.



 






















:)

No comments: