Dia
dedicado ao Estado do Vaticano, que compreende um dos grandes
complexos museológicos do mundo. Com uns meros 45 hectares, é a
nação mais pequena do mundo, encabeçada pelo papa e com cerca de
550 habitantes.
Chegadas
ao Vaticano, iniciámos por uma visita guiada aos JARDINS DO
VATICANO, desde os típicos jardins italianos do séc. XVI, com
relvados, árvores, grutas e fontes, aos jardins estilo inglês, com
os seus bosques e aos jardins ordenados, estilo francês. Vimos
também a praça da gruta de Lourdes, o jardim dedicado a Nossa
Senhora de Fátima, várias fontes e o grande sino em ferro
comemorativo do Jubileu. Visualizamos a torre de rádio de vaticano,
concebida por Marconi em 1931, o heliporto e a casina de Pio IV,
com mosaicos sumptuosos, uma loggia em estilo dórico, com
diversos enfeites em estuque e frescos.
De
seguida, fomos para os MUSEUS DO VATICANO. Sediados em palácios
papais desde o Séc. XIII, estes museus incluem antiguidades
greco-romanas, coleções etrusca e egípcia, arte paleocristã, a
galeria dos mapas, a galeria das tapeçarias, a coleção de arte
sacra moderna, a Pinacoteca, as 4 salas de Rafael e a assombrosa
Capela Sistina.
Visitámos
também a BASÍLICA DE SÃO PEDRO, o mais sagrado santuário católico
do mundo. Ao entrarmos na Basílica, ficámos imediatamente rendidas
à Pietà, de Miguel Ângelo, esculpida em 1499, quando tinha
apenas 25 anos. Nesta obra, simultaneamente, graciosa e fúnebre,
majestosa e etérea o artista, por razões estéticas e contrariando
o movimento artístico da época, esculpiu Maria demasiado jovem e
Jesus dolorosamente magro e pequeno. A cúpula sobre o gigantesco
transepto de S. Pedro, com um diâmetro de 42m e altura de 136,5m,
foi também projetada por Miguel Ângelo.
O
enorme baldaquino do altar com as colunas espiraladas de bronze, da
autoria de Bernini, é impressionante. A abside, com o exuberante
vitral barroco que se centra numa pomba, rodeada de raios solares e a
cadeira de São Pedro são também de Bernini, tais como, os
monumento a Urbano VIII e a Alexandre VII.
A
estátua de bronze de São Pedro, do séc. XIII, da autoria de
Arnolfo di Cambio, adquiriu um estatuto de sagrada. Os fiéis fazem
fila para tocar o já gasto pé de S. Pedro para dar sorte.
Apreciámos
a PIAZZA S. PIETRO, composta por colunatas semielípticas, de
Bernini, que se assemelham a um par de braços abertos que acolhem os
fiéis. O obelisco central, do séc. I a.C., proveio de Alexandria, a
fonte à direita é de Domenico Fontana e a fonte à esquerda é de
Bernini. Encontrava-se preparada para a celebração do dia da
família, pelo papa, no dia seguinte.
Passámos
junto ao CASTEL SANT’ANGELO, de estrutura circular maciça
desenhada por Adriano em 123-39, fortificada em 271, sendo integrada
nas muralhas da cidade. É de São Miguel a estátua de bronze no
cimo da construção.
Passámos
para a outra margem do Tibre, pela PONTE SANT’ANGELO, construída
por Adriano em 133-4, que mantém, ainda, três arcos originais. Em
1688, Bernini desenhou os dez anjos, atualmente nela existentes.
Passeata
pelas Vias del Corso e Condotti. Chegadas à Praça de Espanha,
subimos a escadaria para termos um último deslumbre da cidade eterna
e dos seus telhados sob a luz do fim de tarde.
Com essa vista inesquecível, demos por terminada a nossa visita a Roma.
Com essa vista inesquecível, demos por terminada a nossa visita a Roma.
A
viagem até ao aeroporto de Roma, fez-se sem sobressaltos, tendo como
música de fundo os fantásticos anos 80.
:)
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