A importância da luz na pintura
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEidk2kK0tsPioXOvzgFKZH74KWlKfeHR-XjvXkAwqVIntoVgX0z7DcfSRdalaelfEISY9oOWAh4F-Qj2ajj1av9Rk44PbdJFtKyZNRCXbHLA1P0KOiYNi6AFtmSewUpNLxIQC_wGBj2Gm7f/s200/01+Cafe+Terrace,+Arles+at+Night+by+Van+Gogh.jpg)
A citação de Van Gogh exemplifica a importância da luz para os pintores impressionistas:
"Um café à noite, visto de fora. Na esplanada estão sentados figuras a beber. Uma enorme lanterna amarela ilumina a esplanada, a frontaria da casa, o passeio, e lança luz até ao empedrado da rua que recebe uma tonalidade rosa-violeta. As fachadas das casas da rua, que se prolongam sob um céu estrelado, são um azul-escuro ou violeta; em frente, uma árvore verde. Aí tens um quadro de noite sem preto, só com azul bonito, e com violeta e verde, e neste ambiente, o sítio iluminado torna-se um amarelo baço de enxofre e verde-limão".
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEimxeL7bQiyQJJPXldWa9U5BNlxFvGIhxwOjJIEf9SdzYehfhy329ETW-4iuvREhk_YAAxhyggKw6iBBeNZn11uMv8zY3B_gavnGjRkcRhcYFFljpp3Soi-uJBMy0X6FykXkFttqZ-l-A05/s200/renoir_cena.jpg)
"Numa manhã, um de nós já não tinha preto e, assim, nasceu o Impressionismo".
Auguste Renoir
No comments:
Post a Comment